Radio Galera - A Rádio Que Conecta Você ao Futebol Gaúcho

  • Grêmio
  • Futebol
  • Brasileirão
  • Internacional
  • Outros Esportes

Fale conosco agora

Morre o maior boxeador peso-pesado do Brasil, Maguila!

Morre o maior boxeador peso-pesado do Brasil, Maguila!

Morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos Adilson “Maguila” Rodrigues, maior boxeador peso-pesado do Brasil e um dos principais na história da América do Sul. Ele vinha sofrendo de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013, e procurava minimizar os sintomas com um tratamento à base de canabidiol.

Maguila não chegou à disputa de um dos principais cinturões mundiais — embora tenha conquistado o irrelevante título da Federação Mundial de Boxe —, mas, quando se fala de carisma, teve poucos rivais entre atletas brasileiros. 

A primeira luta da carreira de Maguila aconteceu em 1981, em um tradicional torneio amador de São Paulo. Mas foi no Ginásio do Ibirapuera que ele viveu alguns dos momentos mais emblemáticos da carreira. Dois anos depois, ele se tornou campeão brasileiro. Em 1987, derrotou o norte-americano James “Quebra-Ossos” Smith, em um dos duelos mais memoráveis do pugilista. Ele conquistou diversos títulos internacionais e foi inspiração para gerações de pugilistas.

O cartel profissional de Maguila, que se estendeu de 83 a 2000, inclui 77 vitórias, 61 nocautes, 7 derrotas e 1 empate. Para o boxeador, não faltaram atividades, que começaram a aparecer antes mesmo do fim de sua carreira, durante a qual adquiriu um posto de gasolina.

Maguila encerrou a carreira em 2000, aos 42 anos. Além do boxe, ele se aventurou como comentarista de economia popular na televisão e até cantor. Maguila foi comentarista econômico do programa popular “Aqui Agora”, participou de comerciais e, a convite do prefeito Toninho da Pamonha, aceitou o cargo de secretário de Esporte de Itaquaquecetuba, em São Paulo.

O Ministério do Esporte ressaltou “o legado esportivo, o carisma e a generosidade de quem defendeu causas sociais para ajudar os menos favorecidos“. Aos 66 anos, Maguila deixa três filhos e a esposa.

Maguila foi comentarista econômico do programa popular “Aqui Agora”, participou de comerciais e, a convite do prefeito Toninho da Pamonha, aceitou o cargo de secretário de Esporte de Itaquaquecetuba, em São Paulo.