Radio Galera - A Rádio Que Conecta Você ao Futebol Gaúcho

  • Futebol
  • Grêmio
  • Internacional
  • Futebol Gaúcho
  • Brasileirão

Fale conosco agora

Inter vence Caxias de virada por 3 a 1 e volta à final do Gauchão após quatro anos

Inter vence Caxias de virada por 3 a 1 e volta à final do Gauchão após quatro anos

FOTO: Ricardo Duarte / Internacional

O Campeonato Gaúcho de 2025 terá um Gre-Nal na final. Na noite deste sábado (1°), no Beira-Rio, o Internacional superou o Caxias por 3 a 1, garantindo vaga na decisão após três edições fora da disputa pelo título. O adversário será o Grêmio, que eliminou o Juventude mais cedo.

A equipe grená saiu na frente com Tomás Bastos, que converteu pênalti assinalado após revisão do VAR. No entanto, o Inter reagiu com dois gols de Enner Valencia, um também de pênalti, e um de Vitinho, consolidando a vitória e fechando a semifinal com um agregado de 5 a 2, uma vez que o colorado venceu o primeiro jogo por 2 a 0.

Maior campeão estadual, com 45 títulos, o Inter retorna à final após quatro anos. A última decisão disputada foi em 2021, quando perdeu o título justamente para o Grêmio.

O jogo

FOTO: Ricardo Duarte / Internacional

O duelo começou equilibrado, com chances para os dois lados. O Inter quase abriu o placar com um gol olímpico em um escanteio cobrado por Vitinho, mas o goleiro Victor Golas fez grande defesa. No minuto seguinte, o Caxias respondeu com um chute de Calyson de dentro da área, forçando Anthoni a fazer uma grande defesa. Aos 20 minutos, Valencia recebeu lançamento e finalizou forte, mas a bola passou raspando a trave. O equatoriano teve outra chance aos 25, ao finalizar de primeira após cruzamento de Bernabei, exigindo mais uma boa defesa do goleiro grená.

Aos 38 minutos, o árbitro assinalou pênalti para o Caxias, após consulta ao VAR, ao detectar toque de mão de Bruno Henrique dentro da área. Tomás Bastos cobrou com categoria no canto direito de Anthoni, que saltou para o lado oposto, abrindo o placar para os visitantes.

No segundo tempo, Inter voltou pressionando e conseguiu o empate logo aos 11 minutos. Em jogada trabalhada pela esquerda, Bernabei cruzou para a área, e Valencia foi derrubado por Douglas antes de finalizar. O árbitro marcou pênalti, confirmado após checagem do VAR. Na cobrança, o equatoriano bateu com frieza, deslocando Victor Golas e deixando tudo igual no Beira-Rio.

FOTO: Ricardo Duarte / Internacional

Seis minutos depois, veio a virada. Victor Gabriel fez um lançamento preciso do campo de defesa para Bernabei na ponta esquerda. O lateral avançou e cruzou rasteiro para Vitinho, que se antecipou à marcação e finalizou no alto, sem chances para o goleiro do Caxias.

Aos 33 minutos, o Inter ampliou com mais uma jogada bem construída. Vitinho recebeu no meio e lançou Aguirre na direita. O lateral avançou e cruzou na medida para Valencia, livre na pequena área, apenas empurrar para as redes e definir o placar em 3 a 1.

FOTO: Ricardo Duarte / Internacional

Com a classificação, o Inter reedita a final do Gauchão contra o maior rival. Como fez a melhor campanha, o colorado jogará a segunda partida em casa, no Beira-Rio. O horário e local do primeiro duelo ainda serão definidos. Já o Caxias volta atenções à Copa do Brasil. Na quarta-feira (5), o time recebe o Fluminense, às 19h, no Estádio Centenário, pela segunda fase do torneio nacional.