O grenal 443 promete muitas emoções. As duas equipes chegam ao clássico de sábado (19), no Beira-Rio, com uma sequência invicta no Brasileirão 2024. O Inter defende uma invencibilidade de seis jogos, vencendo cinco e empatando um. Com os recentes resultados, a equipe encontra-se na 6° colocação do campeonato, com 46 pontos e, portanto, na briga por uma vaga direta na Libertadores de 2025. Por outro lado, o Grêmio vem de quatro jogos sem derrotas, com duas vitórias e dois empates. O tricolor ocupa a 11° posição da tabela, com 35 pontos. Com isso, busca a vitória para escapar da zona do rebaixamento e entrar na parte de cima da classificação. Em meio a esse contexto, o jogo irá marcar o encontro de profissionais que já trabalharam no outro lado, e que conhecem o adversário como ninguém.
Um deles é Roger Machado. Ele fez história como técnico e jogador do Grêmio e agora fará sua estreia em grenais como treinador do colorado. Como atleta pelo tricolor, o ex-lateral foi multicampeão, conquistando títulos como a Libertadores da América de 1995, o Campeonato Brasileiro de 1996 e as Copas do Brasil de 1994, 1997 e 2001. Ao todo, foram 11 taças conquistadas. Já como treinador, Roger foi campeão do Gauchão e da Recopa Gaúcha, em 2022.
O comandante colorado chega para o clássico com grande aceitação da torcida. Após a saída conturbada do argentino Eduardo Coudet, Roger conseguiu devolver o bom futebol ao time do Beira-Rio, trazendo o colorado de volta para o caminho das vitórias. Com isso, o Inter se livrou das chances de rebaixamento e agora vislumbra uma classificação direta para libertadores do ano que vem. No entanto, ele precisará mostrar à torcida que é capaz de vencer clássicos, apesar da forte ligação com o rival.
Outro que já vestiu a camisa adversária é Edenílson. O jogador do Grêmio tem uma longa passagem Internacional, atuando entre os anos de 2017 e 2022. O atleta foi o grande destaque nas campanhas dos vice-campeonatos da Copa do Brasil de 2019 e do Campeonato Brasileiro de 2020. No Brasileirão, ele marcou o gol que poderia ter sacramentado o tetracampeonato colorado, no último lance da partida contra o Corinthians, mas o juiz acabou marcando o impedimento. Ao todo, foram 306 jogos e 48 gols marcados pelo Inter.
Apesar dos bons momentos vividos no Beira-Rio, Edenílson saiu pela porta dos fundos no final de 2022. Após uma temporada frustrante, com atuações abaixo da média e eliminações vexatórias, a relação do atleta com o clube se desgastou. Após a saída do Inter, ele teve uma rápida passagem pelo Atlético Mineiro, onde não conseguiu se firmar. Diante disso, foi contratado pelo Grêmio em abril deste ano e, desde então, vem buscando ganhar espaço na equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi.
Nicolás D’Alessandro fará sua estreia no Grenal 443 como diretor esportivo. O histórico camisa 10 colorado retornou ao Beira-Rio em agosto deste ano, em um movimento da diretoria para melhorar o vestiário e estreitar a relação dos jogadores com o clube. Agora atuando nos bastidores, D’Ale busca passar para o elenco o conhecimento adquirido ao longo de sua carreira nos clássicos contra o Grêmio.
Como jogador, D’Alessandro disputou 40 grenais, vencendo 16, perdendo 11 e empatando 13. Ao todo marcou 9 gols e deu 7 assistências.
Se por uma lado tem estreia, do outro tem despedida. E para o torcedor gremista vai deixar saudade. Pedro Geromel, zagueiro histórico, irá fazer sua despedida dos grenais. O campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017 vai se aposentar dos gramados no final da temporada, devido as constantes lesões que vêm impedindo a sequência da sua carreira.
Ao todo foram 27 clássicos disputados, com 9 vitórias, 10 empates e 8 derrotas. ‘Geromito’, como é conhecido pela torcida tricolor, marcou 1 gol no Inter e participou do histórico grenal dos 5 a 0, em 2015.