O Grêmio está a 90 minutos do título do Gauchão Feminino após a vitória sobre o Internacional por 2 a 0 no jogo de ida da final, realizado na noite desta segunda-feira (18)’ no Beira-Rio, em Porto Alegre. Com gols de Dayana Rodriguez e Shashá, as Gurias Gremistas abriram uma vantagem crucial para o confronto de volta, que acontecerá no próximo sábado, às 16h, na Arena. Agora, as Tricolores podem até perder por um gol de diferença e ainda assim levar o troféu. Já as coloradas, para conquistarem o título, precisam vencer por três gols de diferença ou por dois gols para forçar a decisão nos pênaltis.
O primeiro tempo foi de muita tensão, com o Inter tentando pressionar, mas falhando em momentos decisivos. Logo aos 11 minutos, as coloradas quase abriram o placar em uma cabeçada de Tamara, que foi salva em cima da linha por Raíssa Bahia. Dois minutos depois, a árbitra Andressa Hartmann não marcou uma possível penalidade para o Inter, quando Belén Aquino foi derrubada na área por Tayla. O lance gerou grande protesto nas arquibancadas e no banco de reservas colorado.
Apesar da pressão inicial do Inter, o Grêmio foi aos poucos assumindo o controle da partida. Aos 21 minutos, Cássia arriscou de fora da área, mas Tainá se atrapalhou e quase levou um frango. Mais tarde, aos 43, Giovaninha acertou o travessão em uma jogada pela direita. Aos 47, Shashá chutou cruzado, a zagueira Bruna Benites falhou ao tentar afastar, e a venezuelana Dayana Rodriguez aproveitou a oportunidade para abrir o placar e fazer 1 a 0 para as Gurias Gremistas.
No segundo tempo, o Grêmio voltou para o gramado administrando sua vantagem com calma e uma certa dose de cera. Aos 16 minutos, Isa Haas tentou afastar o perigo na grande área, mas errou o chute e deixou Shashá livre para marcar. A camisa 64 gremista não desperdiçou a chance e fez 2 a 0 com um belo chute por cima de Tainá.
O Inter até tentou uma reação até o final, mas o sistema defensivo gremista não deu espaços para jogadas de real perigo.
Ficha técnica
Internacional 0 x 2 Grêmio
Campeonato Gaúcho Feminino 2024 – Final – Jogo de ida
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Arbitragem: Andressa Hartmann, auxiliada por Maira Mastella Moreira e Tais Regina Ruver. Quarta Árbitra: Bruna de Miranda Martins.
Gols: Dayana Rodriguez, aos 47′ 1°T, e Shashá, aos 16′ 2°T.
Cartões amarelos: Pati Llanos e Lorranny (INT); Giovaninha (GRÊ).
Público total: 1.389/Renda: R$ 15.200,00
Internacional: Tainá, Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Lorrany (Analuyza); Capelinha, Marzia, Pati Llanos (Joana) e Letícia Monteiro (Chú); Belén Aquino e Julieta (Ketlin). Técnico: Jorge Barcellos.
Grêmio: Lorena, Dani Barão, Mónica Ramos, Tayla e Raíssa Bahia; Dayana Rodriguez (Rafa Levis), Jessica Peña (Bia Santos) e Giovaninha; Maria Dias (Pri Back), Cássia (Gisele) e Shashá (Raquel Fernandes). Técnica: Thaissan Passos