O tricolor conheceu sua primeira derrota em 2025 e foi para o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi pela 5° rodada do Gauchão. O treinador Gustavo Quinteros colocou o goleiro Tiago Volpi para fazer sua estreia e surpreendeu ao colocar Cuéllar e Dodi como titulares. O Juventude começou em cima e aos 3min Ênio fez boa jogada pela direita, chegou a linha de fundo e fez cruzamento rasteiro para dentro da área e o meia Daniel Giraldo livre de marcação finalizou por cima do gol. O tricolor respondeu aos 9min, o lateral-esquerdo Viery fez belo lançamento para Arezo, que dominou a bola com a coxa esquerda, limpou a marcação do zagueiro Wilker Ángel e do lateral-esquerdo Felipinho, chutando rasteiro no canto direito, mas acabou passando perto da trave.
O jaconeiro chegou ao seu primeiro gol aos 14min, Ênio trouxe da direita para o meio e fez um belo passe para dentro da área para o atacante Erick Farias que saiu da marcação do zagueiro Rodrigo Ely, chutando cruzando e balançado a rede, mas o árbitro assistente Leirson Peng Martins, marcou impedimento do atacante do Juventude e o VAR comandado pelo árbitro Daniel Bins confirmou e o gol foi anulado. O imortal mais uma vez deu uma resposta, aos 16min Monsalve acho Arezo dentro da grande área que chuta forte, o goleiro Gustavo defende mas o rebote voltou nos pés do Monsalve que de frente pro gol, tentou o chute colocado que tirou tinta da trave esquerda e vai para fora. Aos 30min o treinador Fabio Matias teve que tirar o zagueiro Wilker Ángel e colocar Marcos Paulo. O primeiro tempo acabou sem gols.
Quinteros resolveu mudar no intervalo, tirou o volante Dodi e o ponta-esquerda André Henrique, para as entradas de Pavon e Aravena. O tricolor chegou aos 20min do segundo tempo, Aravena puxou o contra-ataque pela esquerda e inverte para Pavon que recebe no lado direito da grande área que acaba se atrapalhando com a bola, mas Edenilson fica com ela e chuta forte para a boa defesa do Gustavo. Aos 27 min começou a blitz do Juventude, Batalla recebeu no lado direito e fez o passe entre a linha defensiva do Grêmio e na velocidade de Erick Faria que invadiu a grande área pelo lado direito e chutou cruzado para a fora. Aos 31min saiu o gol do Juventude, Ênio tabelou com o meia Jean Carlos, que devolveu com passe de letra para Ênio que invadiu a grande área e da um passe para trás para Jadson que na marca do pênalti encontra Erick Farias, demora um pouco para finalizar e chuta em cima do goleiro Tiago Volpi, mas a bola sobra para Batalla finalizar e abrir o placar no Jaconi e explodir a torcida do Ju. Logo em seguida aos 36min o Juventude tem uma falta de longe marcada pelo lado esquerdo e Jean Carlos bateu forte e Volpi não conseguiu evitar o segundo gol, que fechou o placar em 2a0. Aos 40min Arezo recebeu na meia-lua da grande área, e finalizou forte, mas desviou na zaga do Juventude e foi para escanteio. Arezo ainda perdeu outra grande chance, Pavon fez cruzamento rasteiro, mas o uruguaio errou o tempo do chute e desperdiçou a melhor chance do jogo.
Juventude 2 x 0 Grêmio
5ª rodada – Gauchão 2025
Estádio Alfredo Jaconi (Caxias do Sul)
Juventude
Gustavo; Ewerthon, Abner, Wilker Ángel (Marcos Paulo, 30/1º) e Felipinho; Giraldo, Jadson e Mandaca (Jean Carlos, 22/2º); Ênio, Petterson (Batalla, 22/2º) e Erick Farias. Técnico: Fábio Matias
Grêmio
Volpi; João Lucas, Ely (Jemerson, 23/2º), Gustavo Martins, Viery e Cuéllar (Villasanti 23/2º); Dodi (Aravena, Intervalo), Edenílson; Monsalve, Arezo e André Henrique (Pavon, Intervalo). Técnico: Gustavo Quinteros