A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vai realizar nesta sexta-feira (22/11) o Congresso Técnico para o Campeonato Gaúcho de 2025, quando dois assuntos vão ser discutidos: A utilização do VAR em todos os jogos e também um novo formato de disputa para a competição proposto pela Federação.
O estudo e a proposta de um novo formato para o próximo Gauchão foi motivado pelo calendário do futebol brasileiro de 2025, divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em que os campeonatos estaduais teriam 16 datas disponíveis, mas começariam no dia 12/01 e teriam que terminar até o dia 26/03, já que o Campeonato Brasileiro da série A no dia 29/03 e o Campeonato Brasileiro da série B tem previsão de início em 05/04. Atualmente a primeira divisão nacional tem três clubes gaúchos, Grêmio, Internacional e Juventude, mas o tricolor e a papada lutam pela permanência na série A.
Com o calendário disponibilizado a FGF propôs uma diminuição de 16 para 12 datas para a disputa do Gauchão e o começo da competição sendo adiada para o dia 18/01. Dando mais tempo de preparação para os clubes da primeira divisão de preparar, já quem vão parar em dezembro e devem começar a pré-temporada na primeira semana de janeiro. O novo formato propõe que a primeira fase os clubes seriam distribuídos em três grupos com quatro clubes e jogariam em turno único em jogos contra os clubes dos outros dois grupos, ou seja os times não jogariam contra os adversários que estão no seu grupo, sendo assim a fase classificatória seriam disputadas em oito datas. O campeão da cada grupo mais o melhor segundo colocado avançariam para as semifinais, que seriam no formato de ida e volta.
Numa classificatória geral de pontos da primeira fase o quinto colocado até o oitavo iriam disputar uma nova fase em mata-mata que vão definir as vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro série D. Do nono ao 12° colocado disputariam um quadrangular final em jogos de ida e volta, quando os dois últimos seriam rebaixados para o Campeonato Gaúcho série A2 de 2026. Outra motivação para este novo formato é que os clubes que não avancem para as finais tenham um calendário maior de jogos.
Nada está definido e tudo depende da aprovação no conselho técnico, os clubes já foram informados da nova proposta para estudo interno em reunião virtual, para tudo ser definido nesta sexta-feira, a tendência é de aprovação dos clubes.