Radio Galera - A Rádio Que Conecta Você ao Futebol Gaúcho

  • Futebol
  • Grêmio
  • Internacional
  • Brasileirão

Fale conosco agora

São José vence Ypiranga nos pênaltis e conquista a Copa FGF 2024 – Troféu Zagallo

São José vence Ypiranga nos pênaltis e conquista a Copa FGF 2024 – Troféu Zagallo

Por Rafael Passos

O capitão do São José, Fábio Rampi, ergue o troféu de campeão – Foto: Eduardo Torres/EC São José

São Fábio brilhou na decisão por pênaltis, que deu o título ao Zeca

Zeca é campeão! Em um jogo emocionante e decidido nos pênaltis, o São José conquistou o título da Copa FGF 2024 – Troféu Zagallo na noite deste domingo (24), no Estádio Francisco Novelletto Neto. Após vencer o Ypiranga por 1 a 0 no tempo normal, gol de Renê, e levar a decisão para as penalidades, o Zeca converteu todas as suas cobranças e contou com a estrela do goleiro Fábio Rampi para garantir o título. O Gigante do Arco do Quarto Distrito defendeu dois tiros livres da marca penal adversários e ainda acertou o seu arremate. O placar das penalidades foi São José 4 a 2 Ypiranga.

Este foi o segundo título do São José na Copa FGF. Em 2017, os porto-alegrenses venceram o Aimoré na final. Com a conquista, o São José garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2025 e a disputa da Recopa Gaúcha contra o Grêmio.

O jogo de ida havia terminado com vitória do Ypiranga por 2 a 1, mas a determinação do São José em casa foi fundamental para levar a decisão para os pênaltis. Com um gol de Renê, aos 44 minutos do primeiro tempo, o Zeca controlou a partida e criou diversas oportunidades de ampliar o placar.

O jogo

O São José iniciou a partida pressionando o Ypiranga em busca do gol da vitória. A equipe criou diversas chances de gol, mas foi somente aos 44 minutos do primeiro tempo que conseguiu abrir o placar. Após a cobrança de lateral, Renê pegou a sobra na pequena área, mandou a bola para as redes e deixou o Zeca em vantagem.

Na segunda etapa, o Ypiranga buscou o empate com intensidade, mas encontrou um São José bem organizado e seguro na defesa. O Zeca, por sua vez, também teve oportunidades de ampliar o placar, mas o placar permaneceu inalterado até o final do tempo normal.

Fábio Rampi defendeu duas cobranças do Ypiranga na decisão por pênaltis – Foto: Enoc Júnior/FGF

Fábio Rampi brilha nos pênaltis

A decisão da Copa FGF foi para os pênaltis, e o goleiro Fábio Rampi se tornou novamente o grande destaque da partida. O arqueiro do São José defendeu duas cobranças de William Gomes e Gedeilson, do Ypiranga, e marcou o seu gol para garantir o título para o Zeca.

Nas penalidades, Fábio Rampi, Giovane Gomez, Danielzinho e Rene marcaram para o São José. O Ypiranga anotou com Jean Pyerre e Valber Júnior. Porém, o goleiro Fábio Rampi defendeu os chutes de William Gomes e Gedeilson, garantindo a conquista do Zeca.

Números da competição

O São José encerra a Copa FGF com uma campanha de destaque. A equipe teve sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 12 jogos, 20 gols marcados, além de ter a melhor defesa da competição, com apenas nove gols sofridos.

São José na Copa FGF 2024
12 jogos
7 vitórias
4 empates
1 derrota
20 gols marcados
10 gols sofridos

Artilharia
Rene – 6 gols
Marquinhos Vinicius – 5 gols
Douglas – 4 gols
Rafael Dumas – 1 gol
Gabriel Terra – 1 gol
Gabriel Lima – 1 gol
Giovane Gomez – 1 gol
Evertow (contra/Inter) – 1 gol

Ypiranga na Copa FGF 2024

12 jogos
7 vitórias
4 derrotas
1 empate
24 gols marcados
14 gols sofridos

Edson Cariús – 6 gol
Reifit – 3 gols
João Felipe – 2 gols
Lucas Marques – 1 gol
Yohan – 1 gol
João Branco – 1 gol
Windson – 1 gol
Mirandinha – 1 gol
Caio Vitor – 1 gol
Fabricio – 1 gol
Mendonça – 1 gol
Willian Gomes – 1 gol
Danielzinho – 1 gol
Luquinhas – 1 gol
Galego – 1 gol
Heitor – 1 gol

Ficha técnica
São José (4) 1 x 0 (2) Ypiranga

Local: Copa FGF 2024 – Troféu Zagallo – Final – Jogo de volta.
Data e horário: domingo, 24 de novembro, às 19h.
Local: Estádio Francisco Novelletto Neto (Passo D´Areia), em Porto Alegre.
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Tiago Augusto Kappes Diel. Quarto Árbitro: Elias da Silva Elyseu. Quinto Árbitro: Rodrigo Dahmer.
Gols: Renê, aos 44′ 1°T.
Cartões amarelos: Rafael Carrilho, Fredson, Márcio Jonatan e Douglas (SJO); Caio Mello, Galego, Edson e Guilherme Santos (YPI).

São José: Fábio Rampi; Danielzinho, Fredson, Rafael Dumas e Laílson; Rafael Carrilho (Evartisto), Gabriel Terra, Nonato, Renê, Marquinhos Vinícius (Marcio Jonatan) e Douglas (Giovane GomeZ). Técnico: Rogério Zimmermann.

Ypiranga: Edson; Gedeílson, Heitor, Willian Gomes e Guilherme Santos; Mossoró (Clayton) e Caio Mello; Luquinhas (Jean Pyerre), Danielzinho (Valber Jr), João Felipe e Galego (Reifit). Técnico: Matheus Acosta.