Aravena entrou no segundo tempo e não evitou a derrota do tricolor: Foto: Lucas Ubele/Grêmio FBPA
O Grêmio foi até Fortaleza para buscar mais três pontos, tentar amenizar as críticas aos elenco e ao treinador Gustavo Quinteros. Aliás o comandante gremista tinha desfalques, Braithwaite com entorse no tornozelo ficou de fora, Cristian Oliveira com desconforto muscular foi preservado, Cuéllar segue fazendo reforço muscular e João Lucas também foi preservado. Quinteros voltou a apostar no time com três volantes, com Igor Serrote na lateral e mais uma vez com Pavón no ataque, o que gerou criticas da torcida nas redes sociais.
O vozão queria vencer pela primeira vez no Brasileirão de 2025, com o apoio da torcida o treinador Léo Condé escalou o Ceará no 4-4-2 e acreditava na boa fase do centroavante Pedro Raul, para buscar a vitória.
Parecia que a sorte estava ao lado do Grêmio, que começou marcando alta e incomodando os donos da casa, aos 3min o zagueiro Marllon recua a bola para o goleiro Bruno Ferreira, que escorrega e vê Arezo se aproximando e segura a bola com mão dentro da área. A árbitra Edina Alves Batista marca tiro livre indireto (falta que precisa ser dada dois toques para finalizar) a favor do tricolor. O vozão colocou nove jogadores na barreira, Lucas Esteves rolou para Arezou que finalizou forte rasteiro, mas na barreira e a zaga afastou o perigo. A resposta do Ceará veio aos 10min, Lucas Mugni cobrou falta na intermediária de ataque pelo lado esquerdo, Wagner Leonardo afastou de cabeça para cima, Igor Serrote afastou para a risca da grande área e Galeano de voleio finalizou e Tiago Volpi faz grande defesa. Aos 18min os donos da casa mais vez levou perigo, Galeano chegou na linha de fundo pelo lado direito e cruzou para Lucas Mugni que pulou, venceu a disputa com Igor Serrote e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Volpi que só olhou a bola tirar tinta da trave. Aos 22min Galeano no lado direito da grande área cruzou a bola bate na mão direita do Lucas Esteve que estava aberta e árbitra Edina marca pênalti para o Ceará de forma correta. Depois de muita reclamação, aos 25min Pedro Raul cobra forte rasteiro no lado direito do Tiago Volpi, que acerta o canto, mas não evita o gol do vozão.
O Grêmio começou a ter posse de bola e tentar pressionar o Ceará e a grande chance veio aos 38min, Amuzu pelo lado esquerdo, faz jogada individual e cruza para dentro da área, Arezo cabeceia sozinho na risca da pequena área, mas foi para a fora, não era o dia do uruguaio. Aos 39min veio mais uma falha do zagueiro Marllon que escorregou no meio de campo, Amuzu roubou a bola e foi em velocidade para o campo de ataque e passou Arezo na entrada da grande área do lado esquerdo chutar forte e obrigar Bruno Pereira a fazer boa defesa. Dessa vez foi a vez de Arezo receber na ponta-esquerda e fazer o passe na entrada da grande área e Villasanti finalizar perto da trave direita do goleiro do Ceará, aos 42min. Assim terminou o primeiro tempo, vitória parcial para o time da casa.
No intervalo do jogo os treinadores resolveram mudar suas equipes no Ceará saiu o volante Fernando Sobral e entrou o volante Lourenço, já no Grêmio, deixou o campo o volante Camilo, já Cristaldo veio para o campo. O segundo tempo começou bem morno, Léo Condé insatisfeito com o desempenho ofensivo mexeu no ataque aos 12min, saiu o atacante Fernandinho e entrou o atacante Alejandro Martínez. A substituição trouxe efeito, aos 13min do segundo tempo, Martínez pelo lado esquerdo em velocidade puxou contra-ataque e cruzou a bola desvia no Igor Serrote, sobra na entrada da área para Pedro Raul, que domina no peito tira o Jemerson da jogada e finaliza com a perna esquerda, a bola explode no travessão. Depois do lance o jogo baixou a temperatura, o Grêmio tinha a bola mas não conseguia criar e o Ceará administrava o resultado. Quinteros aos 17min tentou colocar o time para frente, tirou Igor Serrote e Pavón, para as entradas de João Pedro e Aravena. Com o tricolor tendo a posse de bola, Condé resolveu reforçar o meio campo e aos 21min tirou o Lucas Mugni e entrou Matheus Araújo. Sem conseguir criar o treinador argentino do imortal foi para o tudo ou nada aos 35min, saíndo Edenilson e entrou Monsalve. Mesmo assim o tricolor seguiu sem criar grandes chances de gol, muito pelo excelente marcação dos donos da casa. Aos 41 veio o lance que preocupou os gremistas, em cruzamento para dentro da área, Amuzu trombou com o lateral Fabiano Souza, o ombro do jogador cearense e bateu na cabeça do atacante gremista. O protocolo de concussão foi ativado pelo Grêmio, Amuzu saiu de maca direto para o vestiário, André Henrique entrou no lugar do belga. A grande chance gremista veio aos 45min, em jogada trabalhada, Aravena recebeu no bico da grande área e cruzou, na risca da grande área André Henrique cabeceou, mas foi por cima do gol. A melhor chance do imortal veio aos 48min, Cristaldo do campo de defesa lança para Lucas Esteves na entrada da grande área, espera aproximação e Cristaldo chegou para receber a bola e finalizou de fora da área, a bola passa tirando tinta da trave do canto esquerdo do goleiro Bruno Pereira. A blitz tricolor seguiu até os 49min, Lucas Esteves no lado esquerdo cruzou para a grande área, Cristaldo recebeu e escorou para André Henrique, que chutou colocado e Bruno Pereira faz grande defesa. No escanteio Tiago Volpi foi para área de ataque, Cristaldo cobrou e passou por todo mundo, até Matheus Araújo receber no campo defesa e sair em disparada até a intermediária de ataque e chutar para o gol sem goleiro, marcando o segundo gol do Ceará e confirmando a vitória alvinegra.
Ficha técnica
Ceará 2 x 0 Grêmio
Campeonato Brasileiro 2025 – 2ª rodada
Data: sábado, 5/4/2025, às 18h30.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza.
Arbitragem: Edina Alves Batista (SP), auxiliada por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP). Quarto Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP). VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO). AVAR: Vitor Carmona Metestaine (SP).
Gols: Pedro Raul, aos 25´ 1ºT, e Matheus Araújo, aos 50´ 2ºT.
Cartões amarelos: Matheus Bahia (CEA); Amuzu, Arezo, Igor Serrote (GRÊ).
Público pagante: 26.707. Público não pagante: 70. Público total: 26.777. Renda: R$ 472.985,00.
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Fernando Sobral (Lourenço) e Lucas Mugni (Matheus Araújo); Galeano (Aylon), Fernandinho (Alejandro Martínez) e Pedro Raul (Nicolas). Técnico: Léo Condé
Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote (João Pedro), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo (Cristaldo), Villasanti, Edenilson (Monsalve), Pavon (Aravena), Amuzu (André Henrique) e Arezo. Técnico: Gustavo Quinteros.